Qual a melhor combinação para velas com cera de soja?

Quem já trabalhou com cera de soja, sabe o quanto ela é “complicadinha”. Demanda inúmeros macetes para que não rache, não amarele, não craquele e obtenha uma queima estável.

Ao contrário da parafina que endurece completamente e estabiliza seus cristais com uma cura de 17 horas á 2 dias, as ceras naturais vão endurecendo ao longo do tempo, por este motivo, muitas velas apresentam “manchas e estrias” alguns dias (ou semanas) depois de serem confeccionadas.

A cera de soja é uma delas, ela continua “endurecendo” e formando seus cristais com o passar do tempo, por isso, a cura desta vela, depende muito dos tipos de ceras e combinações usadas. Ex.: Para uma vela com composição bem emoliente, sua cura pode demandar até 4 semanas. (A cura interfere diretamente na qualidade da queima, duração da vela e na emissão do perfume).

Vou dar algumas dicas de misturas que você deve testar para obter uma vela que te agrade. Lembre-se; sempre estude e faça vários testes de combinações durante a confecção das suas velas. Pois as ceras e os aditivos mudam de fabricante para fabricante, por este motivo, não existe uma regra ou combinação mágica.

Importante:

Não contarei com a adição de essência e/ou óleo essencial, estas misturas são apenas a base para você criar suas próprias combinações.

Estas misturas também não estão levando em conta a espessura e tipo do pavio. E nem se formam uma piscina estável e se exalam o perfume de forma duradoura. Algumas destas misturas, necessitam de mais de 1 pavio para formar a piscina, além disso, o resfriamento da vela, deverá ser feito de forma lenta para que não rache e/ou craquele.

Por favor, leia também meus demais artigos:

Vela de cera de soja
Dicas e respostas sobre velas – Ceras de soja, coco, abelha e mais
Dicas e respostas sobre velas – Guia sobre “problemas” com cera de soja
Velas com óleo essencial, sim ou não?
Vela de soja com flores naturais
Qual pavio usar na sua vela com cera natural
Como criar um perfume intenso e duradouro para sua vela de cera vegetal

Aproveita e me siga no instagram. ;)


As mais estáveis para recipientes:

40% cera de soja + 40% parafina + 20% de gordura hidrogenada (ou manteiga de cacau).

35% cera de soja + 35% cera de palma + 30% óleo de girassol.

30% cera de soja + 40% cera de palma + 30% gordura palmiste.

70% cera de soja + 20% cera de palma + 10% gordura palmiste.

25% cera de soja + 25% cera de abelha + 25% gordura vegetal + 25% cera de palma.

90% cera de coco T2 + 10% cera de palma.

85% cera de soja + 15% de óleo vegetal.


As mais estáveis para desmolde:

50% cera de soja + 45% parafina + 5% estearina (ou cera micro).

50% cera de soja + 50% cera de palma.

30% cera de soja + 40% de cera de carnaúba + 30% de cera de palma.


Vela para massagem:

20% cera de soja + 20% manteiga de cacau + 20% gordura de coco + 20% manteiga de cupuaçu + 10% óleo vegetal + 10 % cera de abelha (ou candelilla).


*A cera de soja é bem difícil de trabalhar; ela racha e craquela, então se você não tem experiências com ceras naturais, não use-a. Use cera de coco T2 que é mais fácil e apresenta resultados bem satisfatórios.

Me escrevam quais destas misturas vocês já usaram e se foi o resultado esperado. Compartilhem também a receita de vocês, :).


Todas as fotos: Brittni Mehlhoff do Paper & Stitch

34 thoughts on “Qual a melhor combinação para velas com cera de soja?

  1. Boa noite! Estou começando nesse mundo das ceras e estou amando seu site. Por favor, tenho uma dúvida: é possível usar cera de soja para fazer velas de massagem comestíveis? Pesquisei bastante mas não estou encontrando essas informações. Obrigada!

    1. Oi Daniela,

      Eu não sei te responder com exatidão. Se estiver usando a eco Mix, então não pode mesmo, pois ela tem parafina na composição. Agora, se tratando da cera de soja pura, eu não sei responder.

      Mas eu sei que a cera de abelha é totalmente comestível, (inclusive faz bem para a saúde). Você poderia fazer uma vela que tivesse na composição: Cera de abelha, manteiga de cacau, manteiga de coco, manteiga de karité, alguns óleos essenciais, (como; canela, camomila, cravo, laranja e outros), também dá para usar gordura hidrogenada comestível (mas terá que guardar sua vela na geladeira), e óleos de girassol, milho, soja e etc. Se resolver usar essência, deverá ser a culinária, mas essa essência muitas vezes não se mistura à cera e também pode acabar inibindo a chama do seu pavio, (não pode usar essência para vela e nem para sabonete).
      A vantagem de usar a cera de abelha, é que ela é um conservante natural, e vai preservar todos os ingredientes que você usar na sua vela.
      Existe também a parafina alimentícia. Ela é derivado do petróleo, mas pode ser consumida. (Não sei se a longo prazo causa algum tipo de problema para o organismo). Mas ela esta presente em inúmeros produtos processados vendidos no mercado, (desde casca de frutas, queijos, chocolates e até biscoitos). Cuidado, ela é laxante, então se usar muito, já sabe…

  2. Olá, a combinação de 50% de cera de palma com 50% de soja totalmente natural funciona para velas em potes normalmente? Só elas sem a adição de nenhum óleo ou para usar em pote em preciso adicionar o oléo de girassol?

    1. 50% palma e 50% soja não formam a piscina. A vela ficará lisa e bonita, mas fica bem “dura”.
      Se quiser queima piscina, te sugiro adicionar gordura de palmiste. Tente na proporção de 30%.

      1. Olá, tudo bem?
        Gostei uivo do seu site e das dicas. Costumo fazer velas com óleos vegetais, principalmente de palma e coco. Usei uma mistura de 50% de cera de soja e 50% de cera de como e a vela ficou horrível, com aspecto aeradomuuto estranha, parece leite talhado. Será da cera de soja? Obrigada

        1. Oi Silvia,
          Você não completou o comentário, então não sei do que é sua vela, entendi que é de soja (e talvez + coco ou palma).
          Tenho outras leitoras reclamando do mesmo, que a vela ficou toda pipocada. Ocorreu isso, por incompatibilidade, provavelmente a mistura que você fez da soja com coco ou da soja com alguma essência (caso tenha usado). Te sugiro fazer testes de exclusão. Faça uma vela pura, sem misturar nada, e veja se acontece o mesmo. Depois, vá fazendo velas acrescentando um ingrediente de cada vez e deixe-as secarem. Vá observando quais misturas estão dando certo e quais não estão.
          Só assim, para tentar descobrir o que causou os pipocados.

  3. Olá, seu site tem sido extremamente instrutivo, agradeço o compartilhamento de conhecimentos. Gosta de perguntar, utilizando a Cera de Coco T-02 qual seria a melhor opção para fixar as essências? A própria manteiga de cacau? ou há algo melhor? e qual seria a proporção?

  4. Oi Carla!
    Primeiramente gostaria de agradecer a você por essas partilhas riquíssimas!

    Eu testei a receita do post de 85% cera de soja + 15% óleo vegetal e não deu certo. Queria saber, qual oléo vegetal voce usou para que funcionasse?

    (Explicando o que ocorreu: a vela ficou ainda mais craquelada, continuou ressecada e, após acesa, fez uma espécie de relevo nuvem)

    1. Oi Carolina,

      Usei óleo vegetal de palma. Essa mistura fica com relevo no topo mesmo. Fiz uma vela pequena, de 5cm de diâmetro sem essência.

      A melhor e que fica mais lisinha é a 30% cera de soja + 40% cera de palma + 30% gordura de palmiste. Já tentou essa?

  5. Oii Carla! Existe alguma proporção entre cera t02 e cera de soja para velas desmoldadas? (Em formas de silicone etc e que não serão feitas em recipientes)

    Eu amo a textura da t02 porém por ser muito emoliente acaba não dando tão certo em velas para desmoldagem :/ queria muito uma ajuda pra deixar mais “durinha”

    1. Oi Júlia,

      Com a T2, é melhor adicionar cera de palma ou arroz. Você pode usar 70% palma ou arroz e 30% T2, assim avela ficará mais “dura”.
      mas já te adianto, ainda assim, sua vela derreterá muito fácil, precisará ser acesa com um prato em baixo.

  6. Oi Carla, que bacana você dando todas essas dicas! Muito obrigada!
    Aproveito para perguntar duas coisas: a gordura hidrogenada não deixa a vela rançosa com o tempo? E sem ser a gordura hidrogenada, o que poderia ser adicionado à parafina para ter uma mistura mais aderente para vidros? Muito obrigada!!!

    1. Oi Claudia, :)

      Sim, a gordura hidrogenada dessas que precisa ficar sob refrigeração pode deixar a vela rançosa sim.
      Use o óleo de palmiste para cosméticos ou qualquer outra manteiga corporal, estas são bem mais “estáveis” e tem uma durabilidade maior.

  7. Oi Carla, estou apaixonada por todos os seus posts sobre velas! Gostaria de produzir velas o mais ecologicamente corretas que puder, sem usar matérias-primas caríssimas porque sou iniciante e meu orçamento é pequeno. Li em outro post seu que a cera de palma gerava controvérsia no ramo eco, e gostaria de saber se a de soja é considerada melhor para uma vela eco-friendly do que a de palma. Considero que a soja utilizada nessas ceras muito provavelmente seja cultivada com agrotóxicos e em monoculturas, então me pergunto qual tem o menor impacto ambiental. No momento estou considerando usar a cera de coco T2 que foi o o melhor custo-benefício que encontrei, embora ainda contenha palma. Mas para desmoldar velas de coco sem usar parafina, qual cera devo utilizar na mistura que seja mais eco-friendly?

    1. Oi Marina,
      Obrigada S2

      Realmente, não tem como fugir. Tanto a de palma como a de soja tem seus lados negativos.
      Você poderia tentar com a cera de carnaúba, (escolha a mais clarificada), ela é vegetal e não muito cara.
      A melhor de todas é a de candelilla, (mas é caríssima).
      Faça testes usando a T2 com carnaúba (use pouco, a carnaúba é muito dura), e veja se a vela não racha.

  8. Olá, Carla. Seu blog está me incentivando a entrar no ramo das velas. Você acha boa uma proporção 50% cera de soja e 50% óleo de girassol? Há problema desse óleo ser um daqueles comprados em mercado?

    Abraços!!!

    1. Oi Mayra
      Boa sorte na sua produção :)

      Acho que 50% de cada vai fazer sua vela soltar muita fumaça preta. O Óleo de girassol em temperatura ambiente é muito líquido, isso irá desequilibrar a queima e textura da sua vela.
      Te sugiro usar apenas 1/3 em óleo de girassol, (pode ser este de mercado).
      Ou então, usar 60% da cera de soja com 40% da gordura de palmiste, (o palmiste é “melhor” pra cera do que o óleo de soja).

  9. Olá, bom dia!!
    Estou em tratamento para depressão e me sugeriram algum trabalho manual.
    Achei um máximo as velas para espalhar pela casa e criar um clima mais cálamo.
    Acabei xeretando e comprando td pelo Shopee, mas acabei comprando só a parafina partilhada, comprei tb essenciais próprias para fabricacoes de velas e alguns pavios já prontos para uso, minha intenção era reutilizar aqueles potinhos pequenos, tipo de papinha, como um teste mesmo. Acha possível fazer só com a parafina ou acha que tem q comprar alguma dessas ceras ou gorduras vegetais para misturar?
    Muito obrigada!!!
    Acabei de conhecer o blog e adorei!! Já favoritei!!!
    Bjssss

    1. Oi Nathalie :)
      Fico imensamente feliz em saber que começará trabalhos manuais S2.

      Pode usar somente a parafina sim, mas como ela é muito “dura” o exalo da fragrância não será tão forte.
      Se quiser uma queima piscina, será preciso misturar alguma gordura/vaselina junto com sua parafina e essência.
      Pode usar 30% do peso da vela em qualquer gordura vegetal ou mineral, como você fará pouquinho, procure por óleo de palmiste (https://www.belavidanatural.com.br/oleo-de-palmiste-lm-distriol/p) ou vaselina sólida, e use 15% do peso da vela em essência, (o recomendado é usar 10%, mas essa medida não irá exalar tanto).

      Esta receita rende aproximadamente 550g de vela pronta:
      350g de parafina,
      150g de óleo de palmiste ou vaselina,
      75ml de essência.

      :**

  10. Olá, Carla!
    Quantas informações maravilhosas! Muito obrigada por compartilhar!
    Tenho uma dúvida com relação aos pavios. Como saber a grossura indicada do pavio para determinado diâmetro de vela?

    1. Obrigada :)

      Pra saber o ideal, você terá que analizar vários fatores.
      Você quer uma vela para decoração? Ou uma vela para iluminação? Ou para perfumar ambientes? Depois de escolher isso, você deve se perguntar: Qual a cera que você irá usar e/ou qual blend? Qual a essência irá usar? Vai usar corante? E qual recipiente irá usar?

      Depois de responder tudo isso, precisam começar os testes de duração de queima com vários pavios diferentes.
      Se você quer uma queima “piscina” o pavio deverá ser de um tipo, se você quer uma chama forte para iluminar, o pavio deverá ser outro, se você quiser uma vela apenas decorativa, então o pavio pouco importará.

      Enfim, são vários os fatores. E todos eles envolvem testes. O pavio influencia diretamente na queima e duração da vela. Um pavio que puxe muita cera, (os grossos) fará a vela ser consumida muito rápido, mas ao mesmo tempo, a chama desse pavio é forte e cria uma piscina rápida. Um pavio muito fino, não imitirá calor suficiente pra uma queima piscina larga. Um pavio com chama alta também irá consumir a vela de forma rápida…

      Pra saber o ideal, só fazendo testes até achar um ideal pra sua vela e diâmetro de copo.

  11. Oi Carla, seu blog tem me ajudado a entender mais sobre velas, mas tenho muita dificuldade em entender essas medidas em porcentagem, teria como me ajudar a transformar em gramas ou ml? comprei por engano 1 kg de cera de soja pura, e agora não sei como usar,,,queria fazer as pastilhas aromáticas famosas wax melts, mas não sei com o que misturar pra dar certo.

    1. Oi Gerusa,

      A proporção pra cera de soja, vai depender muito do ponto de fusão que você quer por seu wax melt. Mas o principio é o mesmo da confecção das velas.
      Te sugiro ir testando e misturando até chegar num blend que te agrade. Pode seguir estas receitas postadas acima.

  12. Olá, estou amando te seguir, aprendi muito! Muito obrigada.
    Estou fazendo velas e faço a mistura de 50% soja e 50% gordura hidrogenada, uso as essencias peter paiva, porem não acho que as velas ficam com o cheiro que eu gostaria, de longe uma vela americana o que posso fazer pra ela ficar super perfumada?

  13. Olá.
    Desde já quero dizer que adorei o site, é bastante composto e têm me ajudado bastante.
    Eu comecei recentemente a tentar fazer velas com cera de soja.
    E já tentei fazer mas quando acendi-as elas nunca ficam com o cheiro. Eu devo adicionar mais por porção de óleo essência? Eu tenho feito com 5% para o meu frasco que tem 125ml. Ou devo adicionar algum óleo vegetal ou manteiga? Tenho medo que o cheiro do óleo acabe por estragar o cheiro da vela.
    E outra pergunta, peço desculpa serem tantas.
    Tentei fazer velas de moldes com cera de soja que diz ser própria para moldagem. Mas a minhas velas ficaram todas rachadas inclusive quando as tirei do molde desmancharam se, parecia farinha e estavam brancas. Eu já tenho essa cera de soja moldavel há algum tempo. Sera por isso?

    Muito obrigada

    1. Oi Jéssica, obrigada :).

      Você está usando óleo essencial ou essência? O óleo essencial não consegue fazer a vela cheirar forte, só a essência consegue.
      Se for essência, tem que usar de 10% á 20%, (depende da fragrância). 10% de 125ml são 12,5ml.

      A cera de soja que você tem aí é pura? (Pela sua descrição de “farinha”, parece que é). Se for, ela vai rachar mesmo. A cera de soja é muuuuito “chata” de trabalhar e super difícil de usar em moldes. Neste caso, seria melhor misturar com 50% de parafina, ela vai “estabilizar” a cera e evitar esses rachados.
      Choque térmico também faz a vela rachar, então evite diferenças bruscas na temperatura da cera.

      :**

  14. Oi, Carla! Muito obrigada por compartilhar todas essas informações <3

    Tentei fazer uma vela aromática só com cera de soja (que erro hahah) e depois de esfriar começou a rachar :(
    Você acha que misturar 50% de parafina e 50% de soja resolveria?

    Vi que você sugeriu óleo de palmiste também, mas pelo que pesquisei me parece muito caro auha (espero que tenha sido o lugar onde olhei)

  15. Olá Carla,

    Primeiro, obrigada pelo conteúdo, tem sido extremamente útil :)

    Tenho algumas questões e escrevo este comentário na esperança que me consiga ajudar.

    Comecei agora a fazer velas mas já testei dezenas de combinaões com vários tipos de cera (parafina com vários pontos de fusão, cera vegetal, cera de palma, cera de soja) e com gordura vegetal sólida (Gordura de coco totalmente hidrogenada.). Utilizo esta gordura porque vivo em Portugal e foi a única que encontrei que fosse branca e sem cheiro.

    No entanto, tem sido frustrante porque foram poucas as combinações que apresentaram bons resultados na aparência, e depois na queima a grande maioria apresentou defeitos. Muitos dos resultados também não são replicáveis.

    As variáveis são tantas que sinto-me perdida. É que nesta fase ainda nem testei essências e a cor. Tenho apenas mexido nas proporções dos tipos de cera que utilizo e da gordura (quando adicionada).

    Apesar de ter testado também combinações com parafina, se conseguir, tenho preferência por usar uma cera vegetal. Pretendo uma vela lisa em frasco e que queime rápido.

    Muitas velas apresentaram pigmentação branca após solidificarem (manchas brancas sem relevo) e outras suam durante a queima. Isto, conforme referi, sem adição de qualquer essência. Quais poderão ser os motivos?

    Fiz uma tabela com as combinações todas que testei e incluí fotografias dos resultados que fui obtendo. Com isso, tentei fazer um racional mas sem sucesso (por exemplo, perceber se acontecia quando juntava gordura, ou quando adicionava parafina às ceras vegetais). Em termos de temperatura não deixo a parafina aquecer muito, apenas o necessário para derreter.

    Muito obrigada,
    Sandra

    1. Oi Sandra, :)
      Espero lhe ajudar.

      Dei uma pesquisada e encontrei alguns itens aí em Portugal que podem ser bons para você, segue links:

      Já testou essa gordura? É de palma e não deve ter odor desagradável https://www.elcorteingles.pt/supermercado/0105218061402030-guineas-gordura-de-palma-virgem-lata-400-ml/

      Também achei essas que podem ser ótimas para você: https://plena-natura.pt/index.php?route=product/product&path=10_14&product_id=44 e https://plena-natura.pt/index.php?route=product/product&path=10_15&product_id=60

      Já testou essa base pronta para massagem? https://www.granvelada.com/pt/ceras-e-parafinas-para-velas-ou-cosmetica/6095-cera-base-para-velas-de-massagem-por-atacado.html Ao invés de seguir a receita que eles sugerem, use pura ou o seguinte: 80% essa cera de vela de massagem + 20% cera de palma (ou soja, ou azeitona). (Isso irá deixar aa vela mais “firme”).

      Achei também essa cera de azeitona, eu nunca usei (nem conhecia), achei mega interessante, e o ponto de fusão fica entre 58 e 65ºC (se compara a cera de abelha): https://plena-natura.pt/index.php?route=product/product&path=10_15&product_id=80

      Já sobre os defeitos que você relata, dê uma lida nesse post: https://umdocedia.com.br/dicas-e-respostas-sobre-velas-guia-sobre-problemas-com-cera-de-soja/
      Nele eu falo sobre as manchas, os cristais e o sangramento da fragrância, (sei que você não usou essência ainda, mas este mesmo “suor” acontece por excesso de óleo. Esse suor é normal durante algumas queimas, mesmo sem essência.
      Talvez, você esteja buscando uma perfeição que as velas feitas com cera vegetais não vão ter. É normal ficarem com os cristais aparentes, “manchas” e mudança na cor da cera após a queima.

  16. Oi Carla!
    Não achei nada sobre a mistura de cera de coco T02 com a cera de soja. Posso misturar as duas, e em que proporção? Muito obrigada pelas dicas, você é generosa ❤️

    1. Oi Maria.

      Em teoria, você poderia misturar as duas, porém, minhas últimas leitoras que misturaram, relataram que a vela ficou toda pipocada depois de sólida, (não sabemos ao certo o que causou, mas com certeza foi algum tipo de reação e incompatibilidade entre as ceras).
      De qualquer forma, te sugiro tentar numa porção pequena. Faça 50% de cada, ex; 50g de cada (sem adicionar essência ou nenhum outro aditivo).

      As proporções variam dependendo do tipo de vela/queima que você queira. Se for velas desmoldadas, o melhor seria usar mais cera de soja do que de coco, ex: 70% soja + 30% t2.
      Se for vela em pote, use: 40% soja + 60% t2.

      Se a mistura com t2 e soja não ficar boa, troque a soja por cera de palma. Essa não pipoca e fica bem bonita.

      :**

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: