Qual a melhor combinação para velas com cera de soja?

Quem já trabalhou com cera de soja, sabe o quanto ela é “complicadinha”. Demanda inúmeros macetes para que não rache, não amarele, não craquele e obtenha uma queima estável.

Ao contrário da parafina que endurece completamente e estabiliza seus cristais com uma cura de 17 horas á 2 dias, as ceras naturais vão endurecendo ao longo do tempo, por este motivo, muitas velas apresentam “manchas e estrias” alguns dias (ou semanas) depois de serem confeccionadas.

A cera de soja é uma delas, ela continua “endurecendo” e formando seus cristais com o passar do tempo, por isso, a cura desta vela, depende muito dos tipos de ceras e combinações usadas. Ex.: Para uma vela com composição bem emoliente, sua cura pode demandar até 4 semanas. (A cura interfere diretamente na qualidade da queima, duração da vela e na emissão do perfume).

Vou dar algumas dicas de misturas que você deve testar para obter uma vela que te agrade. Lembre-se; sempre estude e faça vários testes de combinações durante a confecção das suas velas. Pois as ceras e os aditivos mudam de fabricante para fabricante, por este motivo, não existe uma regra ou combinação mágica.

Importante:

Não contarei com a adição de essência e/ou óleo essencial, estas misturas são apenas a base para você criar suas próprias combinações.

Estas misturas também não estão levando em conta a espessura e tipo do pavio. E nem se formam uma piscina estável e se exalam o perfume de forma duradoura. Algumas destas misturas, necessitam de mais de 1 pavio para formar a piscina, além disso, o resfriamento da vela, deverá ser feito de forma lenta para que não rache e/ou craquele.

Por favor, leia também meus demais artigos:

Vela de cera de soja
Dicas e respostas sobre velas – Ceras de soja, coco, abelha e mais
Dicas e respostas sobre velas – Guia sobre “problemas” com cera de soja
Velas com óleo essencial, sim ou não?
Vela de soja com flores naturais
Qual pavio usar na sua vela com cera natural
Como criar um perfume intenso e duradouro para sua vela de cera vegetal

Aproveita e me siga no instagram. ;)


As mais estáveis para recipientes:

40% cera de soja + 40% parafina + 20% de gordura hidrogenada (ou manteiga de cacau).

35% cera de soja + 35% cera de palma + 30% óleo de girassol.

30% cera de soja + 40% cera de palma + 30% gordura palmiste.

70% cera de soja + 20% cera de palma + 10% gordura palmiste.

25% cera de soja + 25% cera de abelha + 25% gordura vegetal + 25% cera de palma.

90% cera de coco T2 + 10% cera de palma.

85% cera de soja + 15% de óleo vegetal.


As mais estáveis para desmolde:

50% cera de soja + 45% parafina + 5% estearina (ou cera micro).

50% cera de soja + 50% cera de palma.

30% cera de soja + 40% de cera de carnaúba + 30% de cera de palma.


Vela para massagem:

20% cera de soja + 20% manteiga de cacau + 20% gordura de coco + 20% manteiga de cupuaçu + 10% óleo vegetal + 10 % cera de abelha (ou candelilla).


*A cera de soja é bem difícil de trabalhar; ela racha e craquela, então se você não tem experiências com ceras naturais, não use-a. Use cera de coco T2 que é mais fácil e apresenta resultados bem satisfatórios.

Me escrevam quais destas misturas vocês já usaram e se foi o resultado esperado. Compartilhem também a receita de vocês, :).


Todas as fotos: Brittni Mehlhoff do Paper & Stitch

8 thoughts on “Qual a melhor combinação para velas com cera de soja?

  1. Boa noite! Estou começando nesse mundo das ceras e estou amando seu site. Por favor, tenho uma dúvida: é possível usar cera de soja para fazer velas de massagem comestíveis? Pesquisei bastante mas não estou encontrando essas informações. Obrigada!

    1. Oi Daniela,

      Eu não sei te responder com exatidão. Se estiver usando a eco Mix, então não pode mesmo, pois ela tem parafina na composição. Agora, se tratando da cera de soja pura, eu não sei responder.

      Mas eu sei que a cera de abelha é totalmente comestível, (inclusive faz bem para a saúde). Você poderia fazer uma vela que tivesse na composição: Cera de abelha, manteiga de cacau, manteiga de coco, manteiga de karité, alguns óleos essenciais, (como; canela, camomila, cravo, laranja e outros), também dá para usar gordura hidrogenada comestível (mas terá que guardar sua vela na geladeira), e óleos de girassol, milho, soja e etc. Se resolver usar essência, deverá ser a culinária, mas essa essência muitas vezes não se mistura à cera e também pode acabar inibindo a chama do seu pavio, (não pode usar essência para vela e nem para sabonete).
      A vantagem de usar a cera de abelha, é que ela é um conservante natural, e vai preservar todos os ingredientes que você usar na sua vela.
      Existe também a parafina alimentícia. Ela é derivado do petróleo, mas pode ser consumida. (Não sei se a longo prazo causa algum tipo de problema para o organismo). Mas ela esta presente em inúmeros produtos processados vendidos no mercado, (desde casca de frutas, queijos, chocolates e até biscoitos). Cuidado, ela é laxante, então se usar muito, já sabe…

  2. Olá, a combinação de 50% de cera de palma com 50% de soja totalmente natural funciona para velas em potes normalmente? Só elas sem a adição de nenhum óleo ou para usar em pote em preciso adicionar o oléo de girassol?

    1. 50% palma e 50% soja não formam a piscina. A vela ficará lisa e bonita, mas fica bem “dura”.
      Se quiser queima piscina, te sugiro adicionar gordura de palmiste. Tente na proporção de 30%.

  3. Olá, seu site tem sido extremamente instrutivo, agradeço o compartilhamento de conhecimentos. Gosta de perguntar, utilizando a Cera de Coco T-02 qual seria a melhor opção para fixar as essências? A própria manteiga de cacau? ou há algo melhor? e qual seria a proporção?

  4. Oi Carla!
    Primeiramente gostaria de agradecer a você por essas partilhas riquíssimas!

    Eu testei a receita do post de 85% cera de soja + 15% óleo vegetal e não deu certo. Queria saber, qual oléo vegetal voce usou para que funcionasse?

    (Explicando o que ocorreu: a vela ficou ainda mais craquelada, continuou ressecada e, após acesa, fez uma espécie de relevo nuvem)

    1. Oi Carolina,

      Usei óleo vegetal de palma. Essa mistura fica com relevo no topo mesmo. Fiz uma vela pequena, de 5cm de diâmetro sem essência.

      A melhor e que fica mais lisinha é a 30% cera de soja + 40% cera de palma + 30% gordura de palmiste. Já tentou essa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: