Velas de cera de abelha

Além dos incontáveis benefícios da cera de abelha, como; destruir tártaro, purificar as vias nasofaringeas, ser antibacteriana, hidratante e mais… Você sabia que ela definitivamente pode reduzir alergias respiratórias?

Essa poderosa cera libera íons negativos quando queimada. Pólen, poeira, sujeira, poluentes e qualquer outro lixo existente no ar carregam uma carga positiva. Então, os íons negativos liberados pela queima de cera de abelha negam a carga positiva da “sujeira” do ar, e os íons neutralizados são sugados de volta para a vela acesa ou caem no chão. Muitos purificadores de ar e filtros de água aproveitam essa tecnologia eficaz de íons negativos.

E ainda, além da cor incrível que a cera de abelha possui, o seu perfume adocicado proporciona ao ambiente um cheiro super agradável, sem contar que ela não deixa nenhum resíduo de fuligem ao seu redor! Se tornando extremamente benéfica e nada poluente. (Ao contrário da parafina, um produto altamente tóxico que literalmente envenena o ar que respiramos).

um-doce-dia-vela-cera-abelha-01

Materiais:

Cera de abelha, aqui, aqui, aqui e aqui,
– Frascos de vidro,
– Pavio, aqui, (se você não encontrar o pavio pronto, basta cortar um pedaço de barbante e passa-lo na parafina derretida),
– Fita crepe.

A validade da cera de abelha pura é indeterminada, ou seja; não estraga e nem fica rançosa. Porém, se misturada com essências e outros óleos, isso pode mudar.

Ponto de fusão entre 63 °C e 64 °C, amolecendo a partir dos 35 graus Celsius.

Utensílios:

– 1 panela esmaltada,
– Tesoura,

Instruções:

– Derreta a cera na panela esmaltada, derrame um pouco no fundo do frasco de vidro, em seguida acrescente o pavio e deixe esfriar,
– Com a ajuda da fita crepe prenda o pavio na boca do frasco, (se certifique de deixa-lo bem reto e esticado),
– Despeje cuidadosamente o restante da cera derretida, até restar 1cm do pavio.

um-doce-dia-vela-cera-abelha-02

Pronto! Agora é só ascender e espalha-las pela casa!

um-doce-dia-vela-cera-abelha-04

Projeto: A Beautiful Mess

11 thoughts on “Velas de cera de abelha

  1. Oi Carla! Amei saber sobre as propriedade que velas de cera de abelha podem ter!
    Queria saber se dá certo perfurar essas velas com óleos essenciais, ou se teria que adicionar algum inglediente com base oleosa.

    1. Oi Bia,
      Fico feliz que tenha gostado :)

      Você pode usar qualquer essência de base oleosa na hora de confeccionar a sua vela, mas a cera de abelha já tem um cheiro característico, então ficará com o odor da essência + da cera.

      Já sobre o uso de óleo essenciais, eu não aconselho, pois a cera de abelha tem seu ponto de fusão entre 63 °C e 64 °C, o que é muito quente para óleos essenciais, essa temperatura acaba “queimando” e invalidando a eficiência desses óleos.

  2. Fiz uma vela com cera de abelha pura, comprada do produtor. Mas ela não queima, ou melhor, acaba o pavio e não derrete a cera…é como se o pavio fosse fraco para a cera… Isso já aconteceu com você?

    1. Oi Jane, nunca aconteceu comigo. Mas deve ser por causa do pavio sim. Ele deve ser muito fino, e quando queima, não produz calor suficiente para derreter a cera.
      Eu sugiro que você use um pavio mais grosso, ou então coloque 3 pavios ou mais por vela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: