Velas de cera de abelha

Além dos incontáveis benefícios da cera de abelha, como; destruir tártaro, purificar as vias nasofaringeas, ser antibacteriana, hidratante e mais… Acredita-se que ela definitivamente pode reduzir alergias respiratórias, pela liberação de íons negativos.

Não há um artigo científico que comprove a liberação de ionização em grande escala. Mas sabe-se que uma chama é capaz de produzir íons tanto positivos como negativos. Leia aquiaqui.

Essa poderosa cera libera íons negativos quando queimada. Pólen, poeira, sujeira, poluentes e qualquer outro lixo existente no ar carregam uma carga positiva. Então, os íons negativos liberados pela queima de cera de abelha negam a carga positiva da “sujeira” do ar, e os íons neutralizados são sugados de volta para a vela acesa ou caem no chão. Muitos purificadores de ar e filtros de água aproveitam essa tecnologia eficaz de íons negativos.

Leia mais aqui, aqui e aqui.

E ainda, além da cor incrível que a cera de abelha possui, o seu perfume adocicado proporciona ao ambiente um cheiro super agradável, sem contar que ela não deixa nenhum resíduo de fuligem ao seu redor! Se tornando extremamente benéfica e nada poluente. (Ao contrário da parafina, um produto altamente tóxico que literalmente envenena o ar que respiramos).

um-doce-dia-vela-cera-abelha-01

Materiais:

Cera de abelha, aqui, aqui, aqui e aqui,
– Frascos de vidro,
– Pavio, aqui, (se você não encontrar o pavio pronto, basta cortar um pedaço de barbante e passa-lo na parafina derretida),
– Fita crepe.

A validade da cera de abelha pura é indeterminada, ou seja; não estraga e nem fica rançosa. Porém, se misturada com essências e outros óleos, isso pode mudar.

Ponto de fusão entre 63 °C e 64 °C, amolecendo a partir dos 35 graus Celsius.

Utensílios:

– 1 panela esmaltada,
– Tesoura,

Instruções:

– Derreta a cera na panela esmaltada e em banho-Maria, derrame um pouco no fundo do frasco de vidro, em seguida acrescente o pavio e deixe esfriar,
– Com a ajuda da fita crepe prenda o pavio na boca do frasco, (se certifique de deixa-lo bem reto e esticado),
– Despeje cuidadosamente o restante da cera derretida, até restar 1cm do pavio.

um-doce-dia-vela-cera-abelha-02

Pronto! Agora é só ascender e espalha-las pela casa!

um-doce-dia-vela-cera-abelha-04

Ps.: Suas dúvidas podem ser semelhantes ou iguais a de outros leitores, então por favor, verifique se a mesma já foi respondida em algum dos comentários abaixo. Caso sua dúvida não esteja aqui, por favor, deixe um comentário.
Se você tem uma ou mais questões sobre velas, ceras ecológicas e essências, por favor, leia também este post e os demais da série sobre velas e ceras ecológicas.

Projeto: A Beautiful Mess

21 thoughts on “Velas de cera de abelha

  1. Oi Carla! Amei saber sobre as propriedade que velas de cera de abelha podem ter!
    Queria saber se dá certo perfurar essas velas com óleos essenciais, ou se teria que adicionar algum inglediente com base oleosa.

    1. Oi Bia,
      Fico feliz que tenha gostado :)

      Você pode usar qualquer essência de base oleosa na hora de confeccionar a sua vela, mas a cera de abelha já tem um cheiro característico, então ficará com o odor da essência + da cera.

      Já sobre o uso de óleo essenciais, eu não aconselho, pois a cera de abelha tem seu ponto de fusão entre 63 °C e 64 °C, o que é muito quente para óleos essenciais, essa temperatura acaba “queimando” e invalidando a eficiência desses óleos.

  2. Fiz uma vela com cera de abelha pura, comprada do produtor. Mas ela não queima, ou melhor, acaba o pavio e não derrete a cera…é como se o pavio fosse fraco para a cera… Isso já aconteceu com você?

    1. Oi Jane, nunca aconteceu comigo. Mas deve ser por causa do pavio sim. Ele deve ser muito fino, e quando queima, não produz calor suficiente para derreter a cera.
      Eu sugiro que você use um pavio mais grosso, ou então coloque 3 pavios ou mais por vela.

  3. Olá Carla, lindas velas. Eu tenho folhas alveoladas de cera de abelha. Posso enrola-las para fazer vela? Gostaria de um pavio 100 % algodão é adequado para usar como pavio? Qual a melhor espessura para o pavio ter uma chama adequada e não apagar e não derreter muito rápido as folhas? Agradecida, Audra.

    1. Oi Audra,
      Você pode usar sim suas folhas. Use para o pavio um fio trançado 100% algodão, Se estiver banhado em cera, melhor.
      Já sobre a espessura do fio, vai depender do diâmetro da vela que você irá fazer. Se for uma vela grossa de aproximadamente 8cm, use um fio de algodão de 2,5mm ou 3mm. Se for uma vela fina, de aproximadamente 5cm, use um fio de 1,5mm ou 2mm.

      Espero ter te ajudado. :)

  4. Olá! Fiz uma veja com cera de abelha e misturei óleos essenciais (proporção de 10%), Porém quando despejei no vídro, ele parece que ficou com camadas (tipo várias camadas uma em cima da outra), por mais que eu tenha depositado toda a cera muito rapidamente. Pq isso acontece? Obrigada!

    1. Oi Renata, eu não sei te dizer com precisão. Podem ser vários os motivos.

      Incompatibilidade da cera com os óleos, ou misturada de forma incorreta,
      Cera muito quente ou aquecida em excesso,
      Choque térmico, (cera quente em pote muito frio ou dia muito frio),

      Enfim, pode ter acontecido esses citados acima.
      Eu sugiro que você só derreta a cera em banho-Maria, só adicione os óleos com a cera completamente derretida e não muito quente, e só despeje a cera em potes mornos.

      Espero ter te ajudado.

  5. Olá!!! Estou procurando em vários sites cera de abelha orgânica para fazer algumas velas, afinal a versão não orgânica faz as abelhas terem contato com agrotóxicos durante a polinização. Você teria algum conselho de onde comprar ou onde procurar?

    1. Oi Thaís,

      Tente vendedores no Mercado Livre, ou então, tente comprar a cera dos pequenos produtores de mel, desses de sítios do interior. O único problema dos pequenos produtores, é que muitas das ceras serão a versão rústica e que não foi filtrada ainda, então você terá um trabalhinho para deixá-la lisinha.

      Espero ter te ajudado, :**

  6. Bom dia
    Qual a temperatura certa para derreter a cera? Qual a temperatura certa para derramar a cera no potinho para que ela não desgrude da parede interna do pote?
    Obrigado desde já

    1. Bom dia Ricardo,
      O ideal é que a água do banho-Maria não passe dos 80 graus e que a cera não passe dos 70 graus.
      Normalmente a cera acaba desgrudando do vidro por conta da retração ao se resfriar, e quanto mais quente você verter a cera no vidro, mais “brilhante” ela irá ficar, quanto mais morna, mais “opaca” ela ficará.
      Se você for adicionar essência na sua vela, o ideal é esperar a cera chegar aos 55 graus, aí sim, misture e verta no vidro.

      :)

  7. Ola Carla! Sobre os benefícios da queima da cera de abelha. Vc tem a fonte de onde tirou as informações? Achei mto interessante

    1. Oi Mari,

      A primeira vez que li sobre, foi neste site: https://www.nanoar.com.br/ions-negativos-vitais-para-vida

      Mas realmente acredito que não há um artigo científico que comprove a liberação de ionização em grande escala. Sabe-se que uma chama produz íons tanto positivos como negativos, mas não afirmam se a quantidade produzida impacta diretamente no nosso bem estar.

      Há artigos que desacreditam este assunto: http://www.rs20.net/w/2013/12/do-beeswax-candles-produce-negative-ionisation-ions/

      Agora, há inúmeros estudos que confirmam a atividade antimicrobiana da cera de abelha:

      https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1995764516301407

      https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352011000500032

      Para ler:

      O que é uma chama: https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-pergunta=descarga-eletrica-produzida-pela-chama-de-material-inflamavel

      Ionização por meio artificial: https://www.webarcondicionado.com.br/ionizacao-do-ar-manipulacao-cargas-eletricas-e-ambientes-climatizados

      Estado do fogo: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/qual-estado-fisico-fogo.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: