Muffins de Blueberry da Starbucks

Sabe aquele delicioso muffin de mirtilos lá da Starbucks? Esse aqui óh, pois é, faz anos que estou testando receitas que dizem ter o mesmo sabor, e sempre acabava sendo uma grande decepção, mas descobri recentemente uma que fez meu coração palpitar e minhas papilas saltitarem. Essa é definitivamente a! receita e não preciso dizer mais nada dela a não ser: Ma-ra-vi-lho-sa.

Ingredientes:

– 1/3 de xícara de manteiga sem sal,
– 1/3 de xícara de leite,
– 2 ovos grandes,
– 1 colher de chá de extrato de baunilha,
– 1 xícara de açúcar mascavo,
– 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo,
– 1 pitada de sal,
– 1 colher de sobremesa de fermento em pó,
– 2 xícaras de mirtilos frescos.

Para a cobertura de crumble:

– 3 colheres de sopa de manteiga,
– 1/2 xícara de farinha de trigo,
– 1/4 de xícara de açúcar mascavo,
– Raspas da casca de uma laranja.

Modo de preparo:

– Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo até começar a fazer espuma, em seguida veja sua manteiga começar a mudar de cor do amarelo até ficar âmbar, assim que atingir esse tom, retire do fogo e deixe esfriar. (Essa é a famosa manteiga Noisette).
– Misture o leite, os ovos e a baunilha nessa manteiga e reserve,
– Em outro bowl, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal, reserve,
– Agora junte os ingredientes secos aos molhados, delicadamente e aos poucos,
– Quando estiver tudo incorporado, acrescente os mirtilos e mexa com cuidado para não estourá-los,
– Coloque a massa nas forminhas para muffins e comece a preparar a cobertura,
– Misture com as pontas dos dedos todos os ingredientes do crumble até ficar parecendo areia molhada,
– Polvilhe todo o crumble sobre a massa do muffin e leve-os para assar no forno pré aquecido á 180°C por 25 minutos ou até dourar.

Receita: Julie VR para Bubble

About Carla Antoni

Olá eu sou Carla Antoni. Formada em Design de Moda e amante da gastronomia; amo aproveitar meu tempo com receitas, moda, beleza, artesanatos e decorações.

24 thoughts on “Muffins de Blueberry da Starbucks

    1. Exato! Faltou isso nessa receita. Eu fazia uma receita gringa desse muffin e algo que faz MUITA diferença é essa raspa de limão. MAS não tinha esse plus de colocar uma burre noisette e segundo dizem dá um aroma amendoado . Vou aplicar na minha receita, no entanto , substituirei o açúcar por adoçante culinário pois minha mãe é diabética.Outra coisa: 2 xícaras de mirtilo é muita coisa, os da Starbucks não tem nem de longe essa quantodade pois se tivessem, seriam MAIS caros ainda(adoro aqueles bolinhos mas quase 10 contos num bolinho com quatro blueberries não dá pra comprar sempre). Como é muito caro o mirtilo fresco, eu descobri que o congelado serve. Uma caixinhha de 100g da fruta fresca custa 15 golpinhos, já o congelado da Demarchi tem quase o mesmo preço mas tem 500g.

    1. Oi Heidy, fica bom sim, mas vai demorar mais do que 25 minutos para assar, use uma forma com furo no meio, ou então uma forma de no máximo 23cm de diâmetro.

      Espero ter ajudado :)

  1. Fiz esta receita,diminuindo a quantidade de Blueberry (por questão econômica) pq pra mim quanto mais frutinhas,mais delícia.
    E ficou divina! Obrigada pela receita incrível!

  2. Aqui deu super errado e ainda nao descobri pq. Usei o medidor pra nao ter perigo de dar erro e, ainda assim, cresceu demais, derramou, murchou e o crumble ficou uma massa beem grudenta. Oq sera q deu errado?

    1. Que triste, Ana.

      Provavelmente você encheu muito as forminhas, por isso que transbordou. A massa crua deve preencher somente até 2/3 da altura das formas. Mas se você colocou a quantidade certa e ainda assim transbordou, então provavelmente seu fermento reagiu de forma muito eficaz, o fermento era novo ou velho? Quando o fermento é novinho e o usamos pela primeira vez em alguma receita, ele costuma ser muitíssimo potente, então eu sugiro, que você agite o pote antes de usá-lo e para evitar mesmo que transborde, é melhor encher somente até a metade das forminhas.

      Já sobre o crumble, se você usou a medida correta, não era para ter ficado tão grudento, a medida da colher foi realmente certa? A forma correta de medir uma colher de sopa, é com ela rasa, foi assim que você mediu? Mas quando a crumble fica muito grudento, tem como arrumar, basta colocar mais farinha de trigo, até ele ficar parecendo com areia molhada.

      Tomara que fique perfeito da próxima vez.

      :)

  3. Uma dúvida, sempre que tento fazer ele fica reto, não consigo deixar altinho assim, com essa curvinha como o do Starbucks =( pq será?

    1. Oi Nicole, podem ser por muitos motivos, mas principalmente pela temperatura do seu forno. Se você quiser que ele fique assim, tente deixar a temperatura do seu forno mais alta, mas tome cuidado, senão o bolinho ficará muito seco.

      :)

  4. Oiii! Amei a receita e sou apaixonada por esse bolinho <3 uma dúvida, será que eu posso trocar a farinha de trigo por outra, de preferência sem glutén? Tipo farinha de arroz ou farinha de aveia…ou não funciona?
    Obrigada =))

    1. Oi Ticiane, pode substituir sim, porém o bolinho ficará um pouco seco. Eu sugiro que você faça uma mistura de farinha de arroz, polvilho doce e farinha de aveia, assim é provável que fique uma massa melhor. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: