Certamente ser convidada para estar no altar e fazer parte deste dia tão importante é uma honra.
Mas a mais importante, primeira e talvez única regra a seguir é sempre escutar e relevar com carinho aquilo que a noiva deseja para o seu grande dia. Lembre-se que o casamento não é seu, com isso a prioridade também não é sua.
Hoje em dia as noivas estão cada vez mais flexíveis, e muitas nem decidem o que as madrinhas devem usar, mas o que fazer quando seus gostos e estilos não batem e ela quer algo extremamente específico?
Neste caso a melhor saída é fazer uma reunião de madrinhas com a noiva e explicarem o que cada uma está sentindo, afinal existem modelos e cores que não ficam bem em determinados tipos de corpos. Isso vai evitar um desentendimento enorme e todas se sentirão lindas no grande dia.
Mitos e dúvidas mais freqüentes:
– Como madrinha eu devo evitar cores claras como o branco ou o off-white? E os pretos e vermelhos?
Nem sempre, se a noiva escolheu que suas madrinhas usem tons específicos e/ou parecidos com seu próprio vestido, é claro que você pode e deve usar essas cores. Tudo vai depender do estilo do casamento, mas se a noiva não definiu uma cor específica, então você deve fugir de tons que lembrem o branco. Já as cores mais fortes, são mais usadas para festas noturnas.
– Onde ficam os curtos x os longos nessa história? E os decotes?
Mais uma vez, tudo irá depender do estilo da festa. Festas diurnas e/ou ao ar livre, pedem vestidos claros, neutros e muitas vezes acima do joelho. Mas isso não quer dizer que os longos não sejam bem vindos. Já nas festas noturnas, o mais comum são os longos elaborados, com brilhos e/ou de tons mais fechados. Já os decotes devem ser escolhidos com muito bom senso. Você quer se divertir e também quer se sentir confortável, então faça um teste, se o vestido que você escolheu te faz sempre tomar cuidado com seus movimentos, pois uma abaixadinha de leve mostra tudo aquilo que não deveria, então esta é uma péssima escolha para a ocasião. Mas também não precisa se vestir como uma beata, as costas nuas, a cintura marcada ou um decote sutil caem bem e valorizam o corpo de qualquer mulher.
– E os acessórios?
É simples, se seu vestido já é muito detalhado, com rendas, brilho, recortes e plissados, o ideal é usar jóias neutras e pequenas, nada de lotar o braço com pulseiras, escolha algo fino e sofisticado.
Já os chapéus, são somente para casamentos diurnos e geralmente ao ar livre. Há não ser claro que você seja da realeza, do contrário, evite-os, principalmente se nenhuma outra madrinha for usá-los. O momento é da noiva e não seu, não seja o destaque do casamento dela.
– Como escolher o cabelo e maquiagem?
Se a noiva liberou e não escolheu nada, o mais importante é pensar no seu bem estar e naquilo que combina com seu estilo/vestido. Se estará muito calor, o ideal é usar um penteado preso, mas cabelos soltos combinam muito bem com festas ao ar livre, então não existe uma regra e o mesmo vale para casamentos noturnos. Para casamentos de dia, prefira maquiagens claras, com tons neutros e levemente cintilantes, se for para exagerar escolha um único ponto, ex: uma maquiagem neutra fica linda com uma boca com tom contrastante. Já para a noite, os tons escuros estão liberados, um olho black com brilhos e um bocão caprichado compõem um look lindo e super moderno.
Tenha bom senso, pese bem suas escolhas e acima de tudo sinta-se bem neste dia que também é muito importante para você.
Fotografias: 1) Michael Radford | 2) Erich McVey | 3) Michael Radford
4) Matt + Julie Weddings | 5) Bryce Covey | 6) Sloan Photographers
Gostei muito do post Carla, muito esclarecedor! Pra mim, nesse dia tudo gira em torno dos noivos, então um vestido mais discreto (e bonito claro!) é a melhor escolha.
rasgadojeans.blogspot.com