Tour gastronômico em Gramado

Localizada a 100km de Porto Alegre, Gramado é o destino preferido dos viajantes que apreciam a região sul do Brasil, seja por sua charmosa arquitetura de estilo europeu, que fazem com que os viajantes sintam como se estivessem visitando uma cidade europeia, ou por sua culinária, herança dos imigrantes Italianos e Alemães, ou ainda pelo seu clima, que é bem ameno e agradável no verão e pode atingir temperaturas próximas de zero no inverno, a cidade ainda conta com o tradicional café colonial e os melhores fondues e chocolates de todo o Brasil.

Então para tornar sua experiência única, viva os costumes e tradições gastronômicas que remontam a colonização deste inconfundível pedacinho do nosso Brasil.


Comece o dia com o Café Colonial, hábito germânico de se reunir a mesa para desfrutar de uma farta refeição composta por pães variados, queijos, manteigas, geléias, biscoitos, bolos, tortas, leite, sucos, embutidos, e até vinho. Mas saiba, que essa refeição não tem a finalidade exclusiva de ser um café da manhã, podendo, ao contrário, ser degustado a qualquer momento do dia.

Uma das principais casas que proporcionam essa experiência é o Bela Vista Café Colonial. que foi inaugurado em 1972, e é considerado por muitos turistas e moradores como o melhor, mais completo e saboroso café colonial da região.

O Bela Vista, fica na Avenida das Hortênsias e foi o primeiro lugar a oferecer o café colonial no Brasil. Com uma tradição de quase 50 anos, recebe todo ano a visita de inúmeros turistas.

O cardápio da casa conta com vinhos coloniais, chás variados, café e chocolate quente, pães, bolos, rocamboles, tortas, geleias e o tradicional apfelstrudel, o folheado de maçã típico da confeitaria Alemã. 

Há diversas opções salgadas, como pizzas, polenta frita, empadão, quiches, bolinha de queijo e linguiça cozida. 

Para garantir a qualidade, parte dos ingredientes é produzida na fazenda Bela Vista. Muitos dos pratos, aliás, são feitos na hora, e o pão está sempre quentinho.

Durante a semana o atendimento é feito das 11h30 às 23h e aos finais de semana e feriados das 10h às 23h.


Para repor as energias depois de uma tarde conhecendo a cidade, relaxe degustando o melhor chocolate do Brasil. A cidade tem uma tradição muito forte na produção de chocolates artesanais e, por isso mesmo, há diversas lojinhas espalhadas pelas principais ruas e avenidas do município.

A Prawer foi a primeira marca a investir na produção artesanal de chocolates na cidade. Sua fábrica foi inaugurada em 1975 pela família Prawer, de origem Polonesa.

A marca oferece mais de 150 produtos, que não deixam nada a dever à chocolateria internacional. Dentre as criações mais famosas, destaque para o salame de chocolate e o gorgonlat, uma peça que pode ser definida como “queijo de chocolate”, além, é claro, dos tradicionais bombons.

A Prawer tem várias lojinhas espalhadas por Gramado, e o mais legal é que é possível visitar a fábrica da marca, que fica na Avenida das Hortênsias. Durante a visita, os presentes serão guiados pela linha de produção para aprender um pouco mais sobre as técnicas de preparo. A visitação ocorre de segunda a sexta em dois períodos: pela manhã, das 8h30 às 11h30, ou à tarde, das 13h30 às 17h.


Outra atração que não pode deixar de ser mencionada é o Mundo de Chocolate Lugano. Fundada na década de 70, a Lugano abriu o Mundo de Chocolate em março de 2015, e a atração rapidamente virou uma das preferidas dos turistas, já que conta com mais de duzentas esculturas à base de chocolate.

Há réplicas dos principais cartões-postais do mundo, como a Torre Eiffel, o Taj Mahal, a Estátua da Liberdade, o nosso Cristo Redentor e as pirâmides do Egito. O Mundo de Chocolate fica aberto às sextas e sábados das 9h30 até as 21h30, e de domingo à quinta sempre das 9h30 até às 20h30.


Se ainda houver espaço depois da comilança do café da manha, feche a noite com um delicioso fondue, simples e quentinho, que é uma ótima alternativa para enfrentar o frio do inverno ou animar as noites de verão, já que a temperatura na cidade dificilmente passa dos 25ºC mesmo em pleno Dezembro.

Um dos restaurantes favoritos é o Le Chalet de la Fondue, que também fica na movimentada Avenida das Hortênsias.

O Le Chalet é um aconchegante chalé de inspiração suíça e oferece a sequência de fondues, começando pelo tradicional fondue de queijo, depois, é a vez do fondue de carne na pedra e, para finalizar, o obrigatório fondue doce de chocolate com frutas da estação.

A casa tem também pratos à la carte, como o salmão de forno e o carré de cordeiro. O Le Chalet de La Fondue abre todos os dias, sendo das 11h às 15h para o almoço, e no jantar das 18h às 24h. Nos meses de Junho, Julho e Dezembro, seu horário se estende, atendendo das 11h às 24h.


O que achou da ideia de visitar a cidade? Confira também este outro post com dicas incríveis para sua viagem a Gramado!

Fotos: Bela Vista Café Colonial | Prawer | Mundo de Chocolate Lugano | Le Chalet de la Fondue |#publieditorial

About Carla Antoni

Olá eu sou Carla Antoni. Formada em Design de Moda e amante da gastronomia; amo aproveitar meu tempo com receitas, moda, beleza, artesanatos e decorações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: