Peru de Natal

A véspera do Natal não pode ser extressante e nem turbulenta, o rítmo é de feriado, o clima é de festa e só cabe lugar para alegrias. Nada de ficar na correria ou presa na cozinha.

E para isso existem truques que deixam o peru suculento de verdade e você nem precisa ficar horas intermináveis vigiando o forno.

um-doce-dia-receita-dicas-peru-de-natal-01

Dica 1 – Compra

Escolha um tamanho que sirva toda a família, claro que isso varia de acordo com o quanto bons de garfo são seus convidados e se terá outros acompanhamentos ou não, mas geralmente o calculo segue o seguinte:

350g de carne crua por pessoa, contando os ossos.

Logo, um peru de 3kg com osso serve entre 8 e 9 pessoas. *Se for acompanhado por salada, arroz, farofa e molho.

Ou 250g se for uma ave desossada.

Um peru desossado de 2kg serve 8 pessoas.
*Se for acompanhado por salada, arroz, farofa e molho.

Compre com antecedência, os perus pequenos são os primeiros a acabar.

Dica 2 – Descongelando

Cada quilo do peru leva mais ou menos 1 hora para descongelar, então, uma ave de 3kg leva aproximadamente 3 horas. Mas isso só vale se o dia estiver quente e o desgelo for feito em temperatura ambiente. Já para descongelar na geladeira saiba que cada 2kg de carne levará 24 horas.

Dica 3 – Limpeza

Depois de descongelado, é importantíssimo lavar e secar muito bem a ave, para isso, retire da embalagem, descarte os miúdos ou guarde para usá-los em outra receita, jogue sal por cima da pele, esfregue com as mãos, enxágüe com água corrente e seque com um pano limpo. Esse processo irá retirar algumas penugens que possam ter vindo.

um-doce-dia-receita-dicas-peru-de-natal-02

Dica 4 – Assadeiras

A assadeira tem que ser alta e maior que o peru, claro que a carne reduzirá no forno, mas é importante que nela tenha espaço suficiente para os líquidos que soltarão durante a cocção. E se você possui uma assadeira com grill, melhor ainda.

um-doce-dia-receita-dicas-peru-de-natal-03

Dica 5 – Temperos

Para um peru bem úmido, é importantíssimo que a cavidade seja preenchida com legumes e/ou frutas, isso irá ajudar a manter a umidade da carne, então preencha com frutas cítricas cortadas ao meio, cebolas inteiras, alhos, batatas ou o que preferir. Lembre-se de salgar levemente o interior da ave e por último, amarre as coxas.

um-doce-dia-receita-dicas-peru-de-natal-04

um-doce-dia-receita-dicas-peru-de-natal-05

Dica 6 – Cocção

Esconda as asas em baixo da ave, por serem bem finas elas são as primeiras a queimar.

um-doce-dia-receita-dicas-peru-de-natal-06

Outra coisa importante para fazer, é besuntar a pele com manteiga ou azeite, vale também usar ervas e especiarias. E não se esqueça do sal!

um-doce-dia-receita-dicas-peru-de-natal-07

Por último, coloque 1/2 xícara de água no fundo da forma, cubra com papel alumínio de um modo que o papel não toque na ave e leve ao forno à 180°C por 40 minutos para cada quilo de carne. Um peru de 3kg, vai levar 2h para ficar pronto. Depois dessas duas horas, retire o papel alumínio e volte o peru para o forno por mais 20 minutos ou até ficar bem dourado. Se tiver o modo grill, ligue-o.

Desligue o forno e deixe-o lá descansando por 15 minutos, em seguida é só servir.

um-doce-dia-receita-dicas-peru-de-natal-08

Saber de algumas dicas e ter um plano pode te salvar nesta hora.

Fotografia: Baked Bree

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: