Perfume assinatura

Muitas pessoas tem o que eu chamo de cheiro assinatura e usam a mesma fragrância durante toda a vida. Não há nada de errado com isso, mas as vezes é mais divertido experimentar. Eu mesma tenho um perfume prefiro e o uso em quase todas as ocasiões, mas de vez em quando ele não se encaixa, algumas vezes por causa do clima, outras por causa do meu humor. Os dias muito quentes do verão por exemplo, me fazem escolher um perfume mais cítrico e energizante, durante a noite, algo com cheiro de banho, suave e calmante. No inverno gosto de fragrâncias quentes, amadeiradas e com toque asiático de especiarias.

De qualquer maneira o importante mesmo é encontrar e usar os aromas que te fazem feliz, acredito que o cheiro está diretamente ligado à nossa memória, o que influência definitivamente nosso dia a dia e modo de viver. Não é à toa que existem estudos como a aromaterapia.

um-doce-dia-dica-perfume-assinatura-01

Simplificando muito brevemente, para se produzir um bom perfume são necessários água, álcool e óleos essenciais. Esses óleos são os aromas que devem ser de: Notas de Saída (Cabeça)Notas de Coração (Corpo)Notas de Fundo (Base), cada um usado em sua devida proporção, sendo geralmente, 20%, 50% e 30% respectivamente, e depois esses óleos são diluídos em água e álcool, obtendo assim uma fragrância com notas voláteis e que evaporam rapidamente (Cabeça), notas encorpadas que são sentidas um tempo depois da aplicação do perfume (Corpo) e notas densas, que se difundem na pele e garantem o poder de fixação (Base).

Notas de saída: Notas frescas como; limão, tangerina, pinho, lavanda, eucalipto e outras.

Notas de Coração: Flores, folhas e especiarias.

Notas de Fundo: Resinas, madeiras e de origem animal.


As principais famílias olfativas são:

Cítricos – Extraídos das cascas de frutas cítricas.

Florais – Extraído das flores.

Herbáceos – Extraídos das ervas.

Mentolados – Extraídos de ervas como o hortelã, heucalípito e outros.

Frutados – Geralmente bem adocicados e extraídos das frutas.

Picantes – Extraídos de especiarias.

Secos – Extraídos do tabaco, couro e madeiras.

Terrosos (Chipre) – Extraído dos musgos.

Amadeirado (Fougère) – Extraídos da madeira, raízes e tubérculos.

Orientais – Extraídos de tuberosas e favas de flores. Baunilha, patchouly, ylang ylang e mais.

Depois de conhecer prevemente sobre as fragrâncias, você pode se aventurar, criar uma misture que goste e produzir o seu próprio perfume assinatura.

um-doce-dia-dica-perfume-assinatura-04

Fotografia: Stephanie Gerber para Hello Glow

About Carla Antoni

Olá eu sou Carla Antoni. Formada em Design de Moda e amante da gastronomia; amo aproveitar meu tempo com receitas, moda, beleza, artesanatos e decorações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: