Índigo – Guardanapos tingidos

Especial para tecidos naturais, o corante índigo é um dos produtos mais antigos utilizados pelo homem. Ele deixa uma cor forte e um resultado vivo impressionante, não desbota com facilidade e é ideal para guardanapos de tecido.

um-doce-dia-indigo-guardanapos-tingidos-01

Materiais:

– Guardanapos de linho ou algodão,
– Corantes reativos, aqui,
– Carbonato de sódio, aqui,
– Elásticos e pedaços de papel cartão,
– Água morna,
– Luvas, máscara, balde e colher de plástico.

Dica: Se preferir use os corantes diretos, eles são mais fáceis de encontrar e não precisam da reação química do carbonato de sódio, porém desbotam com mais facilidade.

Modo de preparo:

– Dobre ou torça seus guardanapos e em seguida amarre-os firmemente com elásticos, (certifique-se de deixar bem firme), se você escolheu dobrar, use pedaços de papel cartão para mantê-los retos. (Clique aqui para ver outras amarrações),

um-doce-dia-indigo-guardanapos-tingidos-03

– Para cada 1 litro de água morna, use de 3 á 5 colheres rasas de sopa de corante reativo e a mesma quantidade de carbonato de sódio, faça essa mistura, usando luvas e mexa com movimentos circulares, (nunca cheire essa água),

um-doce-dia-indigo-guardanapos-tingidos-02

– Agora que está tudo bem misturado, mergulhe todos os guardanapos na mistura, deixe por 20 minutos e retire,
– Quando você retirar, pode ser que os guardanapos estejam esverdeados, não se assuste, é assim, quando a reação química tiver terminado ele será completamente azul,

um-doce-dia-indigo-guardanapos-tingidos-04

– Esprema os guardanapos para retirar o excesso de tinta e deixe-o descansar por 10 horas ou até ficar completamente azul, passado esse tempo, desfaça as amarrações e lave-os com água corrente até não sair mais tinta nenhuma, deixe secar e estará pronto.

um-doce-dia-indigo-guardanapos-tingidos-05

Dica: Para criar variedades de cores usando o corante reativo, misture porções diferentes utilizando as cores primárias. Para saber mais clique aqui.

Projeto: Elli | Flores: Christopher David

About Carla Antoni

Olá eu sou Carla Antoni. Formada em Design de Moda e amante da gastronomia; amo aproveitar meu tempo com receitas, moda, beleza, artesanatos e decorações.

One thought on “Índigo – Guardanapos tingidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: