Seja pelo dia estressante, ou por ter usado um sapato desconfortável, os escalda-pés são receitados por sábias vovós à gerações. E as receitas são infinitas: De uma imersão em água quente, aos tratamentos com flores e pedras. Eles aliviam, acalmam, e ainda possuem propriedades que vão além das relaxantes, como melhorar a podobromidrose nos pés.
A água quente ajuda a acalmar os músculos e alivia as dores, a camomila é extremamente calmante, traz hidratação e diminui a inflamação, já o sal, combate o inchaço e é anti-séptico, o que afasta as bacterias e mantém os pés sem fungos.
A argila verde, possuí magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, entre outros elementos que desincham e desintoxicam a pele.
Então lembre-se, depois de um dia cansativo ou de torturar seus pés com aquele sapato magnífico (porém matador), uma imersão em água quente vai ajudar a aliviar as dores, confortar e desinchar pezinhos cansados.
O que usar:
– 1/2 xícara de sal, (granulado, refinado ou de Epsom),
– 1/4 de xícara de argila verde, aqui, (se preferir, substitua por argila branca ou rosa),
– 2 colheres de sopa de camomila desidratada,
– 4 gotas da sua essência preferida, (opcional),
– Água quente suficiente para encher metade de uma bacia,
– 1 bacia que caiba os seus pés.
Dica: A melhor temperatura para o escalda-pés seria entre 40°C à 46°C, mas este grau pode ser muito alto para algumas pessoas, por isso, tenha cuidado e faça um teste colocando um dedo na água antes de mergulhar os pés. Caso não consiga suportar, espere a água amornar.
Para atingir com precisão, use um termômetro.
Preparo e utilização:
– Misture o sal, a argila e a camomila,
– Coloque a mistura em uma bacia e adicione a água quente,
– Se quiser deixar tudo mais perfumado, acrescente 4 gotas de essência,
– Misture e mergulhe seus pés na água,
– Deixe em imersão por no mínimo 15 minutos ou até a água esfriar,
– Retire os pés da água, enxágüe com água limpa, seque-os e finalize com um creme hidratante.
Atenção: Se a sua pele estiver cortada, com bolhas ou com qualquer outra lesão, saiba que o sal irá fazer com que a ferida arda. E isso pode ser muito incomodo para algumas pessoas. Por isso, se estiver com a pele cortada, faca o escalda-pés sem o sal.
Projeto: Stephanie Pollard para Hello Natural