Cabelos ressecados, frizz, pontas duplas e raiz oleosa são alguns dos maiores problemas nesta época do ano. Sol, água do mar, piscina, chapinha e o calor excessivo danificam e judiam dos nossos fios desde a raiz.
Por isso, cuidar do cabelo e saber como tratá-lo de forma natural, eficiente e barata pode previnir queda, envelhecimento precoce, fios brancos, caspa e até pontas duplas.
Óleo para pontas extremamente ressecadas:
– Óleo de coco ou azeite de oliva.
O óleo de coco e o azeite, atuam como poderosos condicionadores, hidratando e tratando os fios por completo sem deixar o cabelo com aspecto pesado.
Eles ainda são capazes de penetrar e selar as cutículas dos fios, retendo a umidade. Isso faz com que os cabelos fiquem hidratados por mais tempo, diminuindo problemas como o frizz.
– Passe o óleo de coco ou o azeite em todo o cabelo, (menos na raiz), e deixe agir por 30 minutos,
– Depois deste tempo, lave o cabelo com um shampoo neutro, enxágüe, não aplique o condicionador e deixe secar naturalmente.
Você pode repetir este procedimento 1 vez por mês.
Para dar brilho e controlar a oleosidade da raiz:
– Vinagre de maçã com chá de alecrim.
O vinagre de maçã, restaura o pH natural do cabelo e do couro cabeludo, evitando a caspa, estimulando o crescimento dos fios, trazendo brilho, maciez e hidratação.
O alecrim tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias que aumentam as defesas do nosso couro cabeludo contra infecções, além disso, ele ainda ajuda no combate à oleosidade.
– Faça um chá de alecrim esquentando até quase ferver 1/2 xícara de água com 1 colher de sopa da erva, tampe e deixe esfriar,
– Depois de frio, coe e misture-o com 1/2 xícara de vinagre de maçã,
– Aplique a mistura em todo o cabelo, inclusive na raiz e deixe agir por 15 minutos.
Você pode repetir este procedimento 1 vez por mês.
Atenção: Faça um teste na sua raiz! Algumas pessoas sentem muito ardor ou sensibilidade no couro cabeludo ao utilizar vinagre, então pingue algumas gotas de vinagre puro na nuca e espere 5 minutos, se começar a arder, enxágüe abundantemente e não faça uso da mistura no couro cabeludo. Neste caso, utilize apenas o chá de alecrim.
Projeto: Stephanie Gerber do Hello Glow