Tempero – Sal funcional

Nós sabemos, que pessoas saudáveis devem consumir no máximo 5g de sal por dia, (equivalente a 2000mg ou a 1 colher de chá), mas o que muitos não sabem, é que alguns alimentos processados, congelados ou enlatados tem por porção muuuuito mais do que apenas 5g de sódio.

Reduzir o consumo do sal marinho fino é extremamente benéfico, com essa atitude é possível frear a insuficiência renal, a hipertensão, problemas cardíacos e a trombose.

Então aproveite esta receita de tempero funcional e salpique-o nas saladas, misture ao fazer o arroz, acrescente no feijão ou tempere carnes assadas.

Ingredientes:

– 3 colheres de sopa de semente de gergelim,
– 3 colheres de sopa de semente de chia ou papoula,
– 2 colheres de sopa de cebola desidratada em flocos, aqui,
– 2 colheres de sopa de alho desidratado granulado,
– 2 colheres de sopa de sal granulado, aqui ou aqui.

– 1 saleiro de furos largos.

Preparo:

– Misture todos os ingredientes e coloque no saleiro.

Uso:

Evite por sal “a olho”, use uma colher como medida, e substitua cada medida de sal marinho fino pela mesma quantidade em tempero funcional.

Dica: Siga as 7 dicas deste site, mas principalmente: “Dê um tempo para seu paladar. As pessoas estão acostumadas com uma quantidade elevada de sal. Ao reduzir, o paladar pode estranhar. Por isso, tente diminuir gradualmente para se acostumar”.

Validade: 1 ano, guardado em local fresco, longe do calor e do sol.

Receita: Tonia do The Gunny Sack

About Carla Antoni

Olá eu sou Carla Antoni. Formada em Design de Moda e amante da gastronomia; amo aproveitar meu tempo com receitas, moda, beleza, artesanatos e decorações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: